Cervejas de inverno: como escolher a sua

Com o frio, temos a tendência de escolher bebidas com alto teor alcoólico, como os vinhos, para nos esquentar. Mas não se engane pensando que cerveja combina mais com verão. Diversos estilos de cerveja são especialmente produzidas para serem consumidas no inverno. Por isso, vamos te ajudar com algumas características para escolher a cerveja certa para esse clima:

- Quanto maior o teor alcoólico de uma cerveja, mais licorosa ela tende a ser e maior a sensação de aquecimento na boca;
- Se o teor alcoólico é mais elevado, a temperatura para servir também tende a ser maior, até mesmo em temperatura ambiente;
- Pense nas cores: entre os tons vermelhos, cobreados até os mais escuros, podem ser bons indícios de cervejas de inverno;
- Se a cerveja passou por algum estágio de maturação em barris, também é um indicativo de que a cerveja é adequada.

Mas você também pode se basear pelos estilos de cada um delas. A seguir seguem algumas que se destacam mais nessa época:

- A Bock é uma cerveja mais potente, encorpada, com uma carga maior de maltes. É um estilo tradicionalmente ligado ao início do inverno, apresentando coloração que vai do marrom ao marrom muito escuro, aromas de maltes escuros e castanhas. A percepção de lúpulos é relativamente baixa e o amargor, mediano. Além disso, o teor alcoólico deste estilo gira em torno de 5% a 6%.

- A Porter era uma cerveja muito popular entre os trabalhadores do porto de Londres no século XVIII e XIX – e por isso recebeu esse nome. Ela é uma cerveja preta, bem encorpada, amarga e alcoólica. No sabor e aroma as notas de malte torrado são evidentes, lembrando café e chocolate amargo.

- A Stout é uma cerveja preta, opaca, com forte sabor de chocolate, café e malte torrado. Possui aroma adocicado e tostado, com sabor doce e retrogosto amargo e seco. O teor alcoólico é alto, entre 8% a 12%, e deve ser consumida em temperatura mais alta (entre 13ºC e 15°C).

- A Belgian Dark Strong Ale é potente e complexa, com teor alcoólico variando entre 8% a 11%. É adocicada, com notas de figos, caramelo e frutas secas. Também pode ser chamada de Quadruppel, uma variação trapista.