Covid-19: 05 dicas de como gerenciar as pessoas durante a crise
Nosso estilo de vida passa por uma transformação, que acelerará avanços tecnológicos e consequentemente, as relações de trabalho também passarão por significativas mudanças. Será que o seu modelo de gestão de pessoas está preparado para superar a crise? Pensando nisso preparamos 5 dicas de como gerenciar as pessoas durante a crise.
1. Gestão do tempo: Invista tempo e energia naquilo que gera resultados, delegar atividades de rotina permitirá que você esteja focado na estratégia e no relacionamento com os stakeholders. Para isso, trabalhe com planejamento, mantenha uma comunicação assertiva e transparente com a sua equipe.
2. Desenvolva uma equipe autônoma: Nunca uma equipe autônoma foi tão necessária, contar com profissionais de confiança e de alto desempenho, permite que a gestão esteja focada no estratégico. Mas isso exige desenvolvimento, se você ainda não começou esse movimento na sua empresa, então está mais do que na hora de colocar esse assunto nas suas prioridades. As equipes de alto desempenho não precisam de chefes, elas precisam de diretrizes claras, autonomia e espaço, para criar e para errar, afinal faz parte do aprendizado.
3. Seja uma referência e fonte de confiança para os seus profissionais: Em meio a tantas fake news e polarização política e ideológica, a empresa se torna uma referência de informação e de cuidados para os seus colaboradores. Utilize esse espaço para fortalecer os seus vínculos com os seus profissionais demonstrando interesse e zelo. Nenhum governo, por melhor que seja, consegue orientar cada cidadão, e as empresas que assumem esse dever genuinamente ganham ainda mais a lealdade de seus profissionais.
4. Se a sua empresa pode, então ajude: Todos vivemos momentos de incerteza, e todos igualmente desejamos que isso passe o mais breve possível. Para que isso aconteça, devemos fazer parte de uma grande rede de apoio, seja doando recursos, desenvolvendo produtos ou promovendo ações no combate do Covid-19. Através dessa demonstração de responsabilidade social, as empresas fortalecem ainda mais suas marcas e o relacionamento com os stakeholders, gerando sentimento de orgulho e pertencimento em seus profissionais.
5. Não permita que o medo se torne um bloqueio: Quanto mais reprimidos estivermos, menores serão as chances de encontrar as respostas de que precisamos, lembre-se de que após a tempestade vem a bonança. Tudo na vida passa, e não será diferente com a pandemia ou com a crise econômica. Entenda esse período como uma oportunidade de aprendizagem e reinvenção, quem sabe agora seja o momento certo de abrir um espaço de escuta para que os profissionais possam expressar suas ideias e opiniões? Quem sabe surgirá da equipe a solução que a sua empresa estava buscando? Mas uma coisa é certa, somente com o apoio da sua equipe, a empresa estará mais fortalecida em meio a essa tempestade, e pronta para crescer quando for a hora certa.