O Couro e o Meio-Ambiente

O consumo do couro se tornou polêmico e ganhou o rótulo de anti-ambiental ao longo dos anos, mas porquê?

Uma das causas é que a indústria do couro é uma força econômica em países subdesenvolvidos, e que registram baixas exigências ambientais, e além disso expõem seus trabalhadores à condições sub-humanas, tais como Nigéria, Bangladesh, Etiópia, Malásia, entre outros países que se tornaram ícones destas práticas.

Outro importante aspecto é a utilização de produtos químicos, associado a um grande consumo de água, o que torna o efluente contaminado, principalmente por metais pesados. Quando não tratado, esse efluente polui o solo e os recursos hídricos.
E por fim, o couro está associado ao abatimento de animais e ao aumento do desmatamento pelo avanço da pecuária.
Embora não haja abate para produzir o couro, mas sim para a produção de alimentos, os consumidores passaram a relacionar o consumo de couro com o aumento dos abates de animais. O resultado disso é um novo paradigma ambiental, sem o consumo do couro ele se tornou resíduo sólido.

Hoje os frigoríficos enfrentam a realidade de ter toneladas de estoque de couro que se tornarão resíduos, enquanto poderiam ser reciclados e aplicados em produtos nobres.
Independentemente da aplicação final do couro, será necessário tratá-lo e processá-lo, eliminando os micro-organismos e bactérias, deixando-o próprio para uso. Um estudo da Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional (2007), apontou soluções verdes aplicáveis a cada processo do curtimento a fim de equilibrar essa balança. Entre elas estão:

Redução dos Efluentes líquidos: Tratamento do efluente; Reutilização de banhos, permitindo a reciclagem das águas; Uso de água da chuva; Adoção da técnica de banhos curtos, reduzindo em até 63% o consumo de água.

Efluente gasoso: Remoção com uso de substâncias depuradoras.

Resíduos sólidos: aumentar a eficiência dos frigoríficos no processo de descarne, gerando menos resíduos e realizar o tratamento adequado do lodo.

Contaminação por produtos químicos: redução ou substituição dos produtos químicos por enzimas e aminas.

Energia: aumentar a eficiência energética, através da produção de energia limpa.

Os curtumes brasileiros já evoluíram bastante nesse sentido e estruturaram suas políticas ambientais, mas muito ainda há para ser feito. Uma solução equilibrada que vem ganhando espaço é o couro ecológico, ou seja, é o mesmo couro de origem animal, com processo de tratamento que utiliza produtos biodegradáveis. Todavia ainda é um produto difícil de se encontrado no mercado e se apresenta com um valor de investimento geralmente 30% acima do couro tradicional.